Comida di Buteco 2021: confira os bares participantes

Por Daisy Silva

O concurso mais amado está de volta! A 21ª edição do Comida di Buteco será realizado de 30 de julho a 29 de agosto, e reúne 49 estabelecimentos. E pela primeira vez em sua história, o concurso terá um formato híbrido, pois os consumidores poderão provar os petiscos participantes do concurso por meio do delivery ou buscando nos butecos, no formato “para levar”. Em BH e Curitiba o concurso conta com uma parceria com o 99Food, que entregará os petiscos participantes com exclusividade em termos de aplicativo de entregas.

Café palhares – foto: mariana lelis

Os butecos participantes do Comida di Buteco estão sujeitos às regras de funcionamento dos bares determinada pelos governos municipais em cada cidade onde o concurso acontece. O concurso orienta os butecos participantes a cumprirem rigorosamente as regras definidas e limitar o atendimento à capacidade permitida no estabelecimento. Para viabilizar a ida dos consumidores de forma segura aos butecos, o Comida di Buteco fechou uma parceria com a Tagme – plataforma que permite o agendamento de mesas e a digitalização dos cardápios – para que os butequeiros possam planejar com segurança sua ida ao buteco. Esta ferramenta ficará acessível no site www.comidadibuteco.com.br.

Salve os Butecos
Diante do cenário da pandemia, o Comida di Buteco criou o movimento Salve os Butecos! Com o objetivo de ajudar os donos de butecos o movimento leva ao público várias alternativas para contribuírem,trazendo não apenas faturamento adicional a eles, mas sua força e pensamento positivo para a recuperação de todos.

Todos podem participar: consumidores, empresas, veículos de comunicação e mídia. As doações podem ser em espécie; produtos, no caso de empresas que atendem diretamente os butecos e espaços na mídia para divulgar a campanha. A meta do Comida di Buteco é arrecadar R$ 3 milhões entre julho e agosto e dividir igualmente entre os butecos participantes do concurso. O acompanhamento das doações será por meio do “butecômetro” no site comidadibuteco.com.br

Tema Raízes
Raízes, tanto com o sentido intrínseco das receitas como também da origem, princípio, cerne. São muitas opções de fácil acessibilidade e infinitas possibilidades de combinações. Batata, mandioquinha, beterraba, cenoura, são apenas alguns exemplos que aguçaram a criatividade dos cozinheiros e que vão despertar a curiosidade do público. Todos os butecos participantes desenvolveram as receitas dos petiscos 2021 contendo uma ou mais raízes. E, continuando a tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações de butecos, os petiscos terão um preço fixo de R$ 27,00.

Mecânica do concurso
Elege-se o Melhor Buteco da cidade e não o melhor petisco!
Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os butecos pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%. Na segunda etapa, em setembro, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de outubro.

Confira a lista dos estabelecimentos participantes em BH:
222
Antônio Pé de Cana
Baiúca
Bandeco
Bar Bambú
Bar do Dedinho
Bar do Gil
Bar do João
Bar do Louro
Bar Du Du
Bar Mania Mineira
Bar Mercado Central
Bar Pompéu
Boi Bento
Botiquim Buritis
Boogie Oogie
Bolota’s Bar
Buteco do Lili
Buteco’s Bar
Café Palhares
Cantim Noir
Canto de Mainha
Canela Amarela
Cebola Roxa Grill
Cervejaria Pajé
Dona Suica
O Fino do Alho
Garagem Família
Isquinas
Já To Inno
Leo da Quadra
Marina’s Bar
Mulão
Quioxque Butiquim Carioca
Planeta Lúpulo
Pé de Goiaba
Petisqueira do Teté
Prosa Boa
Recanto Vovó Tela
Reforma
Relicário Bistrô
Santuário Retrô Botequim
Sinhá Erozitha Bistrôteco
Spetim
Tanganica
Toninho – Alto Forno
Us Motoca
Zé Bolacha
Zoo Bar