Benefícios da Vitamina C no pós-operatório

Além dos inúmeros benefícios, o uso da vitamina C no pós-operatório acelera o processo de cicatrização

Da redação

Já sabemos da eficácia da vitamina C como um importante antioxidante, sendo muito indicado e usado para o rejuvenescimento da pele nos procedimentos estéticos e, por este motivo, o uso da Vitamina C já se tornou rotina nos cuidados com a pele, promovendo progressivamente a melhora na sua textura e cor. Mas, você sabia que o uso da vitamina C no pós-operatório também apresenta diversos benefícios?

Também chamado de ácido L-ascórbico por alguns dermatologistas, a vitamina C se faz presente nos dermocosméticos, nos protetores solares faciais, nos hidratantes e cremes manipulados e em outros produtos da área estética. Em uma situação de pós-operatório, além dos medicamentos, recomenda-se uma dieta rica em vitamina C, dependendo da prescrição médica, para cada tipo de intervenção cirúrgica. Além de comidas leves, alimentos ricos em proteínas que geralmente são indicados, a vitamina C ajuda a dar resistência ao sistema imunológico, protegendo o organismo das doenças, principalmente em períodos mais delicados, como é o caso do pós-operatório.

A vitamina C no pós-operatório é excelente opção para cicatrizar o tecido lesionado

Segundo a Priscila Afonso, fisioterapeuta dermatofuncional, diretora da Clínica Priscilla Afonso, onde atua com estética facial e corporal há mais de 18 anos, “a vitamina C ajuda com os radicais livres, evitando manchas e rugas. Ela é utilizada tanto no tratamento interno quanto externo, tendo assim seu efeito muito mais potencializado”.

Alem disso, já existem estudos que mostram que ela ajuda na cicatrização dos tecidos, e, entre eles, podemos destacar o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) do Porto (Portugal) e da Universidade de Leicester (Reino Unido), comprovando o poder da Vitamina C na regeneração da pele.

“Como eu trabalho muito com o pós-operatório, afirmo que a vitamina C é, de fato, um excelente cicatrizante da pele, por isso eu sempre indico para os meus pacientes no pós-procedimento”, diz ela, explicando que o corpo utiliza a vitamina C para repor o tecido lesionado, trocando-o pelo cicatricial, curando com mais rapidez e facilidade as feridas e lesões, sendo, assim, a principal responsável pela cicatrização da pele.

Quando uma pessoa tem deficiência de vitamina C, a cicatrização de uma ferida cirúrgica, por exemplo, é mais lenta, mais difícil. “Como o nosso corpo não produz a vitamina C naturalmente, precisamos da suplementação através da alimentação e de produtos formulados com esse fim”, garante.

Priscila também indica que os pacientes a utilizem quando forem fazer procedimentos que podem manchar a pele. “A vitamina C, agindo diretamente na região cutânea, pode, ainda, proteger a pele das agressões externas, seja pela radiação solar, pela poluição e demais agentes que podem levar ao envelhecimento precoce”, completa Priscila, que assina uma linha de dermocosméticos que incluem tanto a vitamina C de uso interno quanto de uso externo, pelo laboratório MedFormulá, by Priscilla Afonso.

Confira abaixo alguns benefícios da Vitamina C

É aconselhado o uso de vitamina C a partir dos 20 anos de idade, aumentando o consumo aos 30 devido ao processo de perda de colágeno e elastina.

“Fazendo o uso diário de vitamina C, o nível de imunidade das células aumentará, combatendo, assim, a ação dos radicais livres. Além disso, a vitamina C, associada ao protetor solar, potencializa a ação protetora do mesmo, sendo interessante fazer o seu uso pela manhã, junto à sua rotina Skin Care, pois também é um excelente hidratante”, ensina a profissional, lembrando da importância de sempre consultar um dermatologista para qualquer tratamento de pele.