Comida di Buteco: visitamos três bares e temos muito o que contar

Por Daisy Silva

O Comida di Buteco é um dos eventos gastronômicos mais aguardados pelos butequeiros e também uma grande oportunidade de conhecer diversos bares da capital mineira. Aproveitei a oportunidade para visitar três locais: Fogão de Minas, Bar Prosa Boa e o Barbarus Gastro Pub.

Bom, vamos lá!

Fogão de Minas
O Fogão de Minas fica localizado na avenida Dr. Cristiano Guimarães, 1911, Planalto, e tem aquele clima de casa do interior bem aconchegante. O prato que está concorrendo ao Comida di Buteco é o ‘Nuh, que trem bão’: tradicional maçã de peito cozida, chips de tubérculos crocantes e farofinha panko. Confesso que foi a melhor carne de panela que já comi. Macia, muito saborosa, o caldo da carne temperado no ponto e com a farofa fica perfeito! O chips de tubérculos é bem crocante, vem com fartura e combina com aquela cervejinha. Ah, atendimento impecável! É o local que com certeza vou voltar para almoçar e repetir o prato ‘Nuh, que trem bão’.

‘Nuh, que trem bão’ – Crédito: Rodney Costa

Bar Prosa Boa
O Bar Prosa Boa é aquele típico barzinho de esquina com mesas na calçada. Localizada na avenida Doutor Cristiano Guimarães, 1480, Planalto, é o típico buteco que a cerveja chega trincando de gelada. O prato que está concorrendo ao Comida di Buteco é o ‘Bora Prosear’: costelinha suína ao molho goiabada, acompanhada de batatinha bolinha com creme cheddar, muçarela e farofinha de bacon. A costelinha com o molho de goiabada ficou perfeito: a carne estava macia e saborosa. Unindo com os sabores da batata, queijo e bacon, não tem erro. Outro local que entrou na lista dos favoritos!

Prato ‘Bora Prosear’ do Bar Prosa Boa

Barbarus Gastro Pub
Cerveja artesanal, bar de rock e um cardápio variado. Essa é a pegada do Barbarus Gastro Pub que fica localizado na avenida Deputado Anuar Menhen, 364, Santa Amélia. O prato que está concorrendo ao Comida di Buteco é o ‘Goulash Barbarus’: uma carne cozida desfiada, cremosa e picante, sobre um creme de quatro queijos e batata especial. O que eu mais gostei foi o picante da carne. Não dá vontade de parar de comer rs. O molho é muito bom e a batata chegou crocante e saborosa. E claro, vamos voltar com os amigos do rock and roll.

Prato ‘Goulart Barbarus’ do Barbarus Gastro Pub

A experiência nos três locais foi positiva e vou continuar fazendo um tour. Lembrando que o evento acontece até o dia 8 de maio e são 90 bares participantes. A lista completa dos participantes você acessa aqui.

Crédito da foto de capa: Rodney Costa