Minas Trend dá visibilidade a marca de segmentos variados

Crédito: Sebastião Jacinto Júnior

Da redação

O Minas Trend, realizado entre os dias 2 a 4 de novembro, simbolizou um momento singular na trajetória de designers e estilistas participantes desta 28ª edição, através da oportunidade de estrear no maior salão de negócios da América Latina . O debut de marcas, em sua maioria autorais, evidenciou o caráter agregador do evento, ao mesmo tempo em que denotou a possibilidade de novatos traçarem voos maiores, seja vislumbrando aumento nas vendas, seja apostando na vivência de novas experiências, interações e relacionamentos, a fim de criar oportunidades de negócios e crescimento na carreira.

Simplicidade sofisticada 
A Seeyu, do Coletivo Alagoas, estreante no Minas Trend, é uma marca autoral de vestuário feminino concebida pela produtora de moda e diretora de criação Raphaela Costa. Adepta do consumo consciente na moda, a estilista aposta na “simplicidade sofisticada”, por meio da criação de peças atemporais e minimalistas em alfaiataria, mas com detalhes que mostram a identidade da Seeyu.

Raphaela conta que se inspirou na natureza para criar “Raízes”, nome da coleção composta por peças em linho, shapes fluidos e paleta em tons terrosos. O carro-chefe são os vestidos Radix e Rami, que significam, respectivamente, raiz e galho, em latim. Outra novidade desenvolvida por ela é a bag Seeyu, produzida em juta, fibra têxtil vegetal, que assume tanto a função de acessório de moda quanto de embalagem das roupas da marca.  

“Visualizo o Minas Trend como sendo um verdadeiro manancial de talentos criativos e uma grande oportunidade de crescimento, principalmente, para marcas autorais como a minha, pois se trata de uma plataforma de valorização e reconhecimento da moda produzida em solo brasileiro. Tenho certeza de que nossa participação será um grande divisor de águas”, avalia Raphaela.

Conforto e sustentabilidade
De Alagoas para Minas Gerais, a microempresária Regina Bohn, afirma se sentir honrada em ter sido selecionada no Programa FIEMG Competitiva e estrear com o pé de direito no espaço dedicado à moda íntima no salão de negócios do Minas Trend. 

Proprietária da Prananá Pijamas e Cia, marca com 20 anos de estrada – que realiza vendas por atacado e tem fábrica em Uberaba, no Triângulo Mineiro, produzindo cerca de 3 mil peças por mês e empregando 16 colaboradores -, Regina conta que começou no segmento produzindo pijamas para grávidas e, atualmente, também fabrica uniformes e fornece peças de sleepwear para várias lojas de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Inspirada em padronagens clássicas e cores mais sóbrias para a temporada Outono/Inverno 2023, ela conta que a aposta da marca são as fibras naturais e os tecidos sustentáveis que, em contato com a pele, passam a sensação de conforto e cuidado, como é o caso do fluity da Santaconstancia, fornecedora que mantém certificação de gestão ambiental. 

De acordo com Regina, a Prananá mantém o cuidado com o cliente e aposta na sustentabilidade. “Os nossos investimentos em sustentabilidade e responsabilidade social vão desde o reaproveitamento de tecidos em estoque para produção de novos modelos, vendidos a preços especiais, à doação de retalhos para entidades que aproveitam 100% do material recebido. Há pouco tempo, realizamos a campanha “Traga seu pijama usado e compre um novo com desconto”, e o resultado foi excelente. As peças recebidas foram doadas para comunidades carentes de Uberaba”.

Sentimentos de gratidão e alegria são genuínos na microempresária.  “Estou me sentindo muito feliz por ter sido escolhida para fazer parte do salão de negócios do Minas Trend e também alimento boas expectativas de vendas. Essa, sem dúvida, está sendo uma oportunidade única de mostrar meu trabalho de duas décadas e continuar expandindo os negócios, sem jamais perder o atendimento personalizado e exclusivo ao cliente, que merece o nosso melhor”, reforça Regina Bohn.