Por Daisy Silva
A capital mineira se prepara para receber, entre 15 de agosto e 5 de outubro, a 30ª edição da CASACOR Minas, um dos eventos mais longevos e prestigiados do estado. Consolidada como referência nacional em arquitetura, design de interiores, paisagismo e arte, a mostra chega ao marco de três décadas com uma proposta especial, explorando o tema Semear Sonhos — um convite para refletir sobre o futuro das cidades e das formas de habitar, sem perder de vista as transformações que já impactam o presente.
Um palco histórico para comemorar três décadas
O local escolhido para esta edição comemorativa é o edifício-sede da PUC Minas Lourdes, um ícone da arquitetura belo-horizontina e parte integrante do Circuito Liberdade. Tombado pelo patrimônio histórico, o prédio foi projetado em 1938 pelo arquiteto italiano Raffaello Berti, nome de destaque responsável por mais de 200 obras na cidade, incluindo a sede da Prefeitura, o Minas Tênis Clube, a Santa Casa e a sede dos Correios.
Inaugurado em 1941 para abrigar o Instituto Metodista Izabela Hendrix, o imóvel tem estilo predominantemente Art Déco, com discretas influências modernistas. Sua fachada em pó de pedra, as janelas altas e estreitas e a planta simétrica revelam a precisão e o cuidado estético de Berti, que também incorporou inovações arquitetônicas para a época. No passado, o edifício abrigou a faculdade de Arquitetura e Urbanismo, considerada uma das melhores do país, e desde 2023 é sede da PUC Lourdes, com cursos como Arquitetura, Jogos Digitais, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
CASACOR Minas: tradição e renovação
Criada para promover e valorizar o trabalho de arquitetos, designers e paisagistas mineiros, a CASACOR Minas cresceu ao longo dos anos e tornou-se o mais importante evento do segmento no estado, atraindo público qualificado e profissionais de diferentes regiões. A mostra já ocupou endereços emblemáticos de Belo Horizonte, estimulando o diálogo entre patrimônio histórico, tendências e inovação.
Para Juliana Grillo, diretora da mostra, cada edição é uma oportunidade de contar parte da história da cidade:“Estamos contando um pouco da história de BH, evidenciando o trabalho de profissionais criativos e das empresas do segmento. Esta edição reforça o compromisso da CASACOR com a cultura, o design e a arquitetura.”
O diretor Eduardo Faleiro destaca que a edição de 2025 terá elementos inéditos: “Vamos transformar os generosos corredores do prédio — com mais de 50 metros de comprimento e 3 metros de largura — em verdadeiras galerias de arte, com exposições e intervenções de design gráfico. Teremos mais de 45 espaços decorados e uma área de jardins que convida o público à permanência, ao encontro e à contemplação do contexto urbano e histórico.”
Um elenco que une veteranos e novos talentos
A CASACOR Minas 2025 reunirá profissionais consagrados, como Alexandre Rousset, Ana Bahia, Ana Paula Paolinelli, Beth Nejm, Cris Capanema, Dunia Zaidan, Flávia Roscoe, Graziella Nicolai, Gislene Lopes, Janaina Araújo, Joana Hardy, Manuela Senna, Sérgio Vianna, Paulo Campos, Pedro Lázaro, Mario Caetano e Sarah Floresta.
Somando-se aos veteranos, uma nova geração de talentos estreia na mostra, incluindo Ana Luiza Almeida, Bruna de Sá, Camila Medrado, Carolina Galantine, Chico Casarões, David Jabel, Djalma Ugoline, Izabella Stambassi, Josy Chaves, Larissa Mendes, Letícia Lopes e Marcela Castro Alves, Mariana Queiroz, Patrícia Naves, Rafaela Mertens Rennó e Silvana Mertens Rennó.
Serviço
30ª CASACOR Minas Gerais
De 15 de agosto a 05 de outubro
Local: Rua da Bahia, 2020 – Lourdes Belo Horizonte – MG
Informações: www.casacor.com.br