Por Daisy Silva
A espera chegou ao fim! A Copa do Mundo Feminina de 2023 começou hoje, dia 20 de julho, no Eden Park, em Auckland. Pela primeira vez, a competição conta com a participação de 32 seleções. A cerimônia de abertura contou o show da cantora neozelandesa Benee e da rapper australiana Mallrat. Elas as donas do hit da Copa do Mundo Feminina, a música chamada “Do it again” (Faça novamente, em português).
De acordo com os dados oficiais do evento, mais de 42 mil torcedores acompanharam a abertura do Mundial, com a vitória da Nova Zelândia sobre a Noruega, configurando o maior público de uma partida de futebol na história do país da Oceania. A expectativa da Fifa é de recorde de público nos estádios. Para se ter uma ideia, mais de 1,375 milhão de ingressos já foram vendidos para as 64 partidas do Mundial. Os duelos serão realizados na Nova Zelândia e na Austrália até o dia 20 de agosto.
Nova Zelândia x Noruega
Amazing to see 42,137 of you here tonight, the biggest crowd in New Zealand football history 🌿#NZL #FIFAWWC pic.twitter.com/1e48uNldK1
— New Zealand Football 🇳🇿 (@NZ_Football) July 20, 2023
A Nova Zelândia, anfitriã, venceu a Noruega por 1 a 0 e conquistou sua primeira vitória na história dos Mundiais. Wilkinson marcou o único gol da partida. Com a vitória neo-zelandesa, o grupo. A Nova Zelândia fica com três pontos e terá a outra partida da primeira rodada na madrugada de sexta-feira: Suíça x Filipinas. Na próxima rodada, as anfitriãs enfrentam Filipinas, e a Noruega pega a Suíça.
Veja a tabela da Copa do Mundo Feminina
Seleção feminina desembarca em grande estilo
A seleção brasileira feminina desembarcou em Brisbane, na Austrália, vestindo a alfaiataria oficial desenvolvida pela Animale. Respeitando a individualidade de cada jogadora, o traje foi desenvolvido com o intuito das atletas se sentirem pertencentes, confortáveis e potentes, reverenciando o lugar que conquistaram, a força que representam e a potência inspiradora que são para muitas outras mulheres e meninas.
Essa é a primeira vez que a seleção tem uma alfaiataria confeccionada especialmente para elas, a ação ilustra a conexão de propósitos entre Animale e CBF, reforçando a relação entre a moda brasileira e o esporte feminino em prol do empoderamento feminino e em busca da equidade de gênero. A Animale acredita que a moda é uma ferramenta potente para gerar impactos sociais positivos, e por isso, está envolvida em uma sériede iniciativas de empoderamento e equidade.