Por Daisy Silva
Hoje comemora-se o Dia do Pão de Queijo. A receita, criada em meados do século XVIII, no estado de Minas Gerais, é um dos itens mais queridos da culinária mineira. Reconhecido como um dos símbolos de Minas Gerais, o pão de queijo já conquistou apreciadores de todo o país e até internacionalmente. O pão de queijo representa um dos sabores mais emblemáticos do Brasil e está cativando paladares ao redor do mundo. Em 2023, foi eleito a 10ª melhor comida das Américas, segundo o ranking do Teste Atlas – plataforma internacional que classifica e destaca pratos culinários de diferentes regiões do mundo.
No Café Zinn, cafeteria afetiva fundada em 2021 por Daniela Coelho, ele ganha destaque no cardápio das três unidades (Haddock Lobo – SP, Shopping Iguatemi-SP e Shopping Leblon -RJ), nas versões tradicional, de tapioca, com rosbife, com pernil, panini, deliciozinn (na chapa com requeijão) e o Mixzinn (mix dos pães de queijo tradicional e de tapioca), um dos itens mais pedidos.
“Como uma boa mineira, valorizo o pão de queijo tradicional da minha região, de qualidade, crocante por fora e macio por dentro. Desde criança minhas amigas iam até minha casa e adoravam o pão de queijo da minha mãe, Carla. Quando embarcamos no projeto do Café Zinn, tínhamos certeza que o pão de queijo seria um grande diferencial no menu. E, para manter a qualidade, montamos nossa fábrica em Passos, onde compramos os insumos de pequenos produtores mineiros e ainda conseguimos ter a coordenação da minha mãe no dia a dia”, conta Daniela.
Produtor cultural deixa carreira para se tornar caprinocultor
O começo dessa história de sucesso foi há quase 20 anos, quando Ramon Fiuza, de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, decidiu desacelerar a sua vida. Naquela época, ele trabalhava como produtor cultural e empresário gastronômico. Nomes como Fernando Brant, Milton Nascimento, Wagner Tiso, Toninho Horta e diversos outros músicos e compositores eram companheiros de estrada.
Em 2014, ele começou a trabalhar com cabras, se apaixonou pela atividade e não parou mais. Mas foi em 2019, quando tinha cerca de 30 animais, que iniciou sua participação no Projeto SuperAção, logo após o rompimento da barragem B1 da mina Córrego do Feijão, cujo objetivo era prestar apoio e assistência técnica aos impactados pela tragédia.
Com criatividade e muito trabalho, o caprinocultor desenvolveu um produto inovador: o pão de queijo à base de leite de cabra. Hoje, o produto da Chèvrèmon, empresa da qual Fiuza é proprietário, está disponível em uma das maiores redes de supermercados de Belo Horizonte.
Atualmente, o plantel é de 80 animais, sendo 30 matrizes adultas com média anual de produção de 50 litros por dia. Até o fim deste ano, mais 30 fêmeas devem entrar em lactação, o que deve aumentar bastante a produção de leite.
Camila, Samira, Alice, Eda e Soneca são os nomes de algumas cabras e “todas elas atendem aos chamados”, contou Ramon. Ele desenvolveu uma estratégia criativa de apadrinhamento para os caprinos. Amigos e conhecidos, ao nascer uma nova cabrinha, viram padrinhos e contribuem financeiramente para a manutenção do animal. Em troca, recebem mensalmente produtos da Chèvrèmon.
Para manter o fornecimento em dia para o supermercado Verdemar, ele mantém meia tonelada de queijo de cabra em estoque, além da produção diária de leite de cerca de 50 litros. A expectativa é que, com as novas matrizes entrando em lactação, a produção cresça. Ramon também abre o aprisco para experiências e vivências. Lá, ele recebe clientes e fala sobre o manejo e, no fim, coloca os seus produtos para a degustação dos clientes.
Receita
Aprenda a fazer o clássico pão de queijo com a receita do Instituto Gourmet.
Ingredientes
- 100g de polvilho doce
- 25g de polvilho azedo
- 125g de queijo meia cura ralado
- 1 (50g) ovo
- 2g de sal
- 20ml de óleo
- 50ml de leite
Modo de fazer
• Misture os polvilhos e reserve;
• Leve o leite junto com o óleo para ferver, escalde os polvilhos. Espere esfriar um pouco e adicione os demais ingredientes, colocando o ovo aos poucos, até formar uma massa macia;
• Separar a massa em porções e bolear os pães. Leve para assar em forno preaquecido a 180 °C, por aproximadamente 30 min, ou até criar uma casquinha e dourar levemente.