Por Daisy Silva
Trem serve para tudo no vocabulário ‘mineirês’, até mesmo para nomear o mais novo empreendimento gastronômico do charmoso município de Moeda, cravejado entre as belas alterosas de Minas Gerais. Moeda fica a 60km da capital mineira e, já que moro em BH, aproveitei a oportunidade para conhecer o mais novo restaurante Trem Moeda. Fui muito bem recepcionada pelo Luiz Antunes, um dos sócios, e fiquei encantada com o local. Muito aconchegante e acolhedor.
Muito mais que um restaurante, o Trem Moeda é uma experiência para quem aprecia viver bons momentos em um ambiente que tornou contemporâneas as raízes mineiras e oferece aos visitantes pratos originais e com características individuais, música de qualidade e muitos causos. Luiz descreve o espaço como simples e sofisticado ao mesmo tempo.
“O Trem é um simples sofisticado. Aqui, nós oferecemos aos clientes a mais tradicional gastronomia mineira de uma forma ímpar. Nossos pratos foram pensados com ingredientes bastante conhecido pelos mineiros, agraciados com um pouco de criatividade a partir das delícias que sem perceber consumimos no dia a dia. Falando assim, parece até que inventamos moda demais, né? Mas, não! Servimos comida mineira de uma forma na qual as pessoas vão imergir em um emaranhado de sabores e aromas típicos de Minas Gerais”, descreve.
Nada de clichê. O lugar possui uma boa gastronomia (com aquele tempero saboroso), mas, acima de tudo, para aqueles que valorizam um bom atendimento, uma cerveja artesanal ou um bom vinho, e querem conhecer novos cantos, sair da cidade e experimentar um pouco de vida simples, sabor de raiz, memória de infância.
Para comer
Há diversas opções e confesso que fiquei dividida entre tantas boas opções. Luiz conta que os pratos são releituras de tracionais refeições do Estado. Um exemplo é o famoso mexido, transformado em Risoto Caipira e servido numa charmosa panelinha rústica. A minha sugestão para vocês é a Asinha Recheada, uma asa de frango artesanal, desossada e recheada com provolone e calabresa. Imagina um ‘trem’ gostoso?
Outra dica muito saborosa é o ‘Trem de piabinha’, ótimo para beliscar e abrir o apetite. Já para o almoço, o filet com fritas tem o seu lugar.
Outra sugestão, desta vez de sobremesa, é o Pudim de Tapioca, uma mistura de duas receitas amadas nessa região. O ‘Sorvete de Paçoquinho do Trem’ também é maravilhoso e vale experimentar.
Voltando ao bate-papo com o Luiz, ele conta que para lembrar da sua infância quando ele e sua família ficavam na beira do fogão a lenha da casa da vó, incorporaram ao cardápio a tradicional carne de lata acompanhada de farofa de jiló e mandioca. “Aqui trafegamos entre o clássico e o moderno. Temos também porções de piabinha, de torresminho à pururuca, linguiça artesanal e outras coisas gostosas que a gente só come no interior”, conta Luiz.
A alta gastronomia não para por aí. Luiz ainda reforça que a linguiça, bem como a carne de lata e outros ingredientes a base da carne de porco, são produzidos na fazenda da própria família. Tudo feito de forma artesanal e sem conservantes. Aos sábados, o restaurante serve feijoada com open de caipirinha e sempre ao som de chorinho e samba raiz.
Para beber
A carta de drinks também é rica assim como o cardápio. Frutas da terra, ingredientes selecionados e típicos do Estado compõe a diversidade de possibilidades que são servidas tanto com o gin, quanto com a vodca e, evidentemente, com cachaça. Uma boa pedida para refrescar é o drink Moscow Mule, servido na caneca de cobre.
Além disto, a carta de cervejas também é farta de rótulos de cervejarias mineiras, chopp Krug e de vinhos renomados. “Temos a intenção de oferecer ao cliente a melhor opção possível. Por isso, pensamos minimamente em detalhes que podem contribuir para a melhor experiência possível. Sabemos que o paladar talvez seja a principal chave para cativar os visitantes. Então fazemos uma seleção criteriosa de qualquer ingrediente ou bebida que serviços”, explica o sócio.
Arquitetura
Foi pensando em oferecer conforto e privacidade para o público que o arquiteto Diego Jaques Teixeira idealizou o espaço. “O grande desafio desse projeto foi fazer um ambiente que transmitisse a raiz da mineiridade, sem entrar num clichê de restaurante mineiro com aquele estilo colonial ou de fazenda. O que fizemos foi criar algo moderno, de bom gosto, mas que também fosse simples”, ressalta.
Diego ainda confessa que o intuito é receber as pessoas e motivá-las a ficar. Como se fossem abraçadas pelo ambiente. Para isso, o arquiteto usou teto preto com alguns pontos verdes para destacar apenas a iluminação e induzir a visualização do cliente para todo espaço. E se não bastasse este acabamento superior, a entrada do restaurante é inspirada na famosa estação ferroviária de Moeda.
“Na recepção fizemos um hall de entrada em homenagem a estação ferroviária da cidade. É um local instagramável, assim como vários pontos do restaurante. Para lembrar as pedras que são usadas nas ferrovias, utilizamos muro gabião decorativo e fizemos uma homenagem a Raul Seixas pela música ‘Olha o Trem’, porque a temática do espaço conversa com musicalidade”, finaliza, Diego Jaques Teixeira.
Música e cultura
De sexta-feira a domingo, a programação oferece música ao vivo. “Sabemos que o mineiro gosta de fartura, de reunir os amigos e familiares para conversar e passar o tempo, isso tudo fica melhor num local aconchegante, com cardápio original e boa música. Pensando nisso, e para que a experiência seja ainda mais completa, incluímos uma programação cultural com shows diversificados que vão do jazz ao samba de raiz”, explica Luiz.
Dentre as atrações residentes estão os grupos O Vitrola, Sérgio Danilo com Jazz com Bagatelas Quarteto, os violeiros Igor Moura e Zaqueu da Craviola, e a cantora de Belo Vale (MG), Lilian Cruz. Toda a programação cultural fica disponível na página do Instagram do Trem. A agenda pode ser conferida pelo Instagram @trem.moeda.
Restaurante Trem
O restaurante está localizado no endereço Av. Valdevino Silva, 122 – Centro – Moeda (MG). A viagem é muito tranquila e dá para curtir as paisagens de Minas. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira a partir de 17h, sábado e domingo a partir de 11h. Reservas pelo WhatsApp: (31) 9 7241-3500.