Por Daisy Silva
Os amantes da perfumaria sabem que nem sempre é fácil escolher qual fragrância usar – afinal, são tantas opções e nomes diferentes, que às vezes pode ficar confuso. De acordo com César Veiga, Expert em Perfumaria do Grupo Boticário, é importante saber a diferença entre os seus diferentes tipos: Eau de Parfum, Desodorante Colônia e Eau de Cologne. “O que distingue cada um é, na verdade, a concentração de fragrância em cada fórmula. Quanto maior a porcentagem de fragrância, mais tempo o seu cheiro dura na pele”, conta.
O especialista explica que o Eau de Parfum tem uma durabilidade média de 10 a 12 horas, uma vez que conta com uma concentração de pelo menos 18,1%, enquanto o Desodorante Colônia possui uma porcentagem de fragrância intermediária de até 18%, ficando na pele por até 8 horas – dependendo da família olfativa e da quantidade aplicada. Já o cheiro do Eau de Cologne tem de 2 a 4 horas de fixação, visto que sua composição tem até 5% de concentração de fragrância, sendo mais leve, ideal para prolongar a sensação de frescor após o banho. “Porém, também é importante levar em conta que o tipo da pele, sua hidratação e outros fatores também afetam na fixação de um produto”, alerta César.
Para o expert, passar o item de forma correta também pode ter um impacto na sua durabilidade. “Procure aplicar o produto nos pontos-chaves do corpo, como nuca, pescoço, atrás da orelha, punhos, dobras dos cotovelos e região do tórax. Dessa forma, você se sentirá perfumado conforme se movimenta”, indica.
Já sobre as ocasiões de uso de cada tipo de fragrância, ele relembra que não há regras específicas para cada estação ou período do dia. “O mais importante é que a fragrância faça você se sentir seguro da ‘beleza’ olfativa dela e atrair positivamente a atenção das outras pessoas”. Porém, os cheiros mais frescos geralmente são associados ao dia ou a momentos mais quentes, enquanto os mais marcantes vão bem com um clima ameno e à noite, finaliza.