Por Daisy Silva
Imagine criar seu próprio perfume, uma fragrância única que conta exatamente a sua história. Ou presentear alguém com uma experiência olfativa? Recentemente, tive a oportunidade de vivenciar essa experiência olfativa e posso garantir: foi incrível.
Um estudo publicado no Journal of Experimental Social Psychology, intitulado “Spending on doing promotes more moment-to-moment happiness than spending on having”- Gastar em fazer promove mais felicidade momentânea do que gastar em ter, em tradução livre – , demonstra que compras experienciais levam a uma maior satisfação em comparação com compras materiais.
Um exemplo dessa nova concepção de presente são as oficinas de perfumaria, como as realizadas pelo atelier Mon Parfum Experiência Olfativa.
Com opção de encontro presencial e online, que pode ser feito de qualquer lugar do Brasil, os participantes aprendem sobre a origem das fragrâncias, processo de composição e, ao final, criam o seu próprio perfume. A oficina não apenas ensina técnicas e conhecimentos sobre perfumaria, mas também incentiva a criatividade e a autoexpressão. “As pessoas saem daqui com um perfume que é a sua própria assinatura olfativa. É uma lembrança que elas criaram com suas próprias mãos, algo que não se pode comprar em uma loja”, destaca a perfumista Dani Bitelo, fundadora da Mon Parfum.
O poder transformador dessas experiências fica evidente no relato de Stéfany Gazzaniga Gravallos, especialista em Recursos Humanos. Ela não apenas presenteou uma amiga com a oficina, mas acabou sendo convidada para participar juntas em uma experiência online. “Foi muito legal poder presentear e ainda viver esse momento com ela”, conta Stéfany, que posteriormente presenteou também a mãe e o irmão com a mesma oficina.
A preferência por presentes experienciais está alinhada com uma mudança mais ampla na forma como as pessoas veem o consumo. Em um mundo cada vez mais digital e acelerado, as oficinas de perfumaria proporcionam momentos de pausa, introspecção e conexão com os outros e consigo. “Cada fragrância criada aqui carrega uma história, uma emoção, um momento único”, finaliza Dani.