Da redação
Com a chegada do verão, uma das estações mais lindas do ano, o uso de trajes de banhos tornam-se frequentes. Dicas de como cuidar dos biquínis e outros trajes de banhos, ajudam a preservas as peças. Os cuidados com biquínis, sungas e maiôs são importantes para preservar a qualidade do tecido, além de manter um bom hábito de higienização para o uso. José Previero, especialista em higienização da Quality Lavanderia, conversou a com a nossa equipe e sugere algumas dicas e orientações para preservar a qualidade dos trajes de banhos:
- Atenção ao tipo de tecido. A lycra é um tecido bastante resistente, mas para aumentar a vida útil das peças com esse tecido é aconselhável sempre lavar com água corrente, fria e fazer a secagem em local fresco e ventilado. Para auxiliar no processo de secagem, o ideal é retirar o excesso de água apertando o tecido, sem torcer.
- Protetor solar mancha as roupas de banho? Normalmente os protetores solares não mancham, mas é preciso ter um cuido especial com os tecidos claros quando se utiliza bronzeadores pois esses podem manchar e, em alguns casos, ser irreversível. Mas um dos problemas que poucos sabem é que os raios solares afetam os tecidos claros e com o tempo os mesmos vão ficando amarelados.
- Cuidando da saúde. Os tecidos de roupas de banho em geral, têm baixa hidrofilidade, ou seja, baixa absorção de água, e normalmente têm boa resistência aos fungos, sem possibilidade de proliferação, mesmo quando úmidos. As peças devem ser lavadas após o uso, não é aconselhável deixar molhada, com suor ou resíduos orgânicos, pois pode causar algum tipo de alergia ou irritação na pele.
- Guardar. Como são fibras resistentes, dificilmente a armazenagem interfere na vida útil. De toda forma, seguindo as orientações de lavagem e secagem, basta guardar normalmente em local arejado ou, se preferir, armazenados em saquinhos de TNT, que manterão ainda mais protegidos e organizados. De maneira simples e eficaz, é possível manter os biquínis, sungas e maiôs como novos.