Da redação
A entomofagia, consumo de insetos por seres humanos, é praticada em muitos países ao redor do mundo, predominantemente em partes da Ásia, África e América Latina. No Brasil, a chef Andreia Pimentel se tornou referência ao incluí-los nas receitas exóticas da alta gastronomia.
Com mais de 18 anos atuando na Gastronomia, Andreia Pimentel é especialista em Comida de Selva USIL (Lima), Diplomada em Cozinha Peruana Le Cordon Bleu (Lima), Cuisine Française pelo Le Cordon Bleu (Paris), e tem ministrado palestras e workshops sobre alimentação com insetos, como tarântulas, aranhas, baratas e até escorpiões.
Atualmente é chef do quadro “Cardápio Surpresa” do programa Eliana (SBT), onde a apresentadora convida artistas para degustarem pratos exóticos, e Diretora do projeto e Centro de Gastronomia – PUC Campinas.
“Os insetos são excelentes fontes de nutrientes e rendem pratos incríveis. Trata-se de uma comida rica em proteínas e gorduras, cujo cultivo traz impactos ambientais bem inferiores a carnes de boi e frango, por exemplo”, ressalta Andreia Pimentel.
Além das vantagens ambientais, os insetos são fontes de nutrientes e proteínas de alta qualidade se comparado à carne bovina e ao pescado. Também são ricos em fibras e micronutrientes como cobre, ferro, magnésio, manganês, fósforo, selênio e zinco.