Mariana Reis
Nascida em Monte Alegre de Minas, no Triângulo Mineiro, onde vive até hoje, Dirce Ferreira tem 75 anos e dias agitados. Ela acorda cedo, costura, cuida das plantas, espera a neta chegar para gravar conteúdo para as redes sociais, faz almoço e ainda cuida de um buffet. “Eu faço publis quase todo dia. Enquanto minha neta chega para me ajudar, vou adiantando o almoço. Gosto da tradição mineira. Fazer pamonha, linguiça, assar pernil… até seis meses atrás eu ainda cozinhava no meu salão de festas e preparava a mesa de frios. Todo mundo que vai na minha casa come bolo de milho e pão de queijo”, diz Dona Dirce. Tanta experiência na cozinha vai ser compartilhada a partir do dia 22 no programa Comida de Vó, exibido pela TV Globo nas tardes de sábado, logo após o Rolê das Gerais.
No quadro, a famosa vovó das redes sociais vai cozinhar para convidados mineiros enquanto bate um papo carregado de histórias e memórias que envolvem a relação desses participantes com suas avós. A primeira visitante será a jornalista e blogueira Natália Dornellas, natural de Guarani, na Zona da Mata mineira. Dona Dirce está no digital há três anos e é seguida por mais de 300 mil usuários no Instagram e supera 1 milhão de seguidores no TikTok.
“Ser influenciadora é uma profissão maravilhosa porque tenho contato com 100 a 150 pessoas todos os dias. Além de interagir com os seguinetes, também empurro os aposentados para mostrar que a gente ainda pode ser ativo e sonhar”, conta. Quem ouve a palavra avó e associa o nome a imagem de uma senhorinha idosa que usa bengalas, ainda não conhece Dona Dirce. Entre fotos de biquíni e lingerie, looks do dia, dancinhas com as principais trends das redes e vídeos de receitas caseiras, a influenciadora mostra que é possível ressignificar a terceira idade. “Eu sei como é ter mais idade, mas não sei como é envelhecer, porque eu ainda não envelheci. Tenho 75 anos e subo em árvore”, exemplifica.
Trava na pose
Avó de três, Dirce revela que os netos a auxiliam com as tecnologias e acham o máximo o sucesso que ela faz na internet. “Eles gostam muito e me ajudam também. Eu tenho um pouco de dificuldade em mexer com tecnologia, apesar de que tudo o que a gente pergunta para o Google, a gente acha resposta. Gosto de poder ajudar os seguinetes a levantar o astral, de conversar com eles, falar da vida. Eu ajudo eles e eles me ajudam também”, afirma.
Nas redes sociais, Dirce avalia que pode demonstrar de maneira mais livre a personalidade do seu signo, que é marcada por animação, carisma e presteza. “Quando eu era enfermeira eu procurava passar ânimo aos pacientes, principalmente aqueles que sofriam mais. Depois montei uma lojinha e virei aquela pessoa que todo mundo chamava quando tinha um mal-estar, para aferir pressão. Para o digital levei minha vontade de interagir com as pessoas de forma mais descontraída. Sou leonina e acho que é isso, adoro aparecer”, diz às gargalhadas.
O Comida de Vó vai ao ar nos próximo sábado, dia 22 de outubro, às 15h15, na TV Globo, depois do “Rolê nas Gerais”.